Um verdadeiro Líder, Coach, Trainer, deve aprender, primeiramente, a gerir o seu estado interno para aceder ao seu dom pessoal, aos seus recursos mais criativos, inovadores e relevantes para a comunidade, ao seu carisma pessoal, à melhor versão de si mesmo. Para isso, necessita, primordialmente, de grande coragem, pois isso vai exigir um estado de “não saber nada” do que aprendeu e conectar-se a algo que vai para além do seu ego e dos seus próprios medos.
Uma empresa, qualquer organização, um país, mas também uma família, todos necessitam de ter bons líderes. E não é possível ser um bom líder sem possuir importantes traços carismáticos. É impossível liderar sem os elementos básicos de liderança, que são, eles mesmos, a essência da comunicação carismática.
Por exemplo:
- Ter uma visão sobre um futuro mundo de que os “habitantes se orgulhem de pertencer” (Dilts);
- Realizar a sua missão influenciando-se e influenciando os outros na direção de um objetivo ecológico e atraente que contribua para o bem comum;
- Encorajar o funcionamento cooperativo, inspirador e inovador de equipas;
- Ser um exemplo para aquilo que apregoa e estar empenhado num processo de autoconhecimento e auto desenvolvimento contínuo.
Para isso são exigidas determinadas competências que podem ser aprendidas:
- Tomada de consciência do processo de funcionamento da mente e sobretudo o desenvolvimento da sensibilidade para escutar o “apelo”, o qual sentimos como uma verdade de nível mais profunda;
- consciência plena da nossa missão como contribuição para realizar a nossa visão de um mundo melhor.
- A autoconsciência de nós, do nosso corpo e do nosso “centro”. É através do que sentimos como sendo o nosso centro cinestésico que, de uma forma alinhada e congruente, nos conectamos a nós e ao campo relacional.
- A tomada de consciência de um “despertar”, que tem a ver com a experiência subjetiva de uma conexão que está para além do ego.
- A ligação ao nosso “dom” pessoal, que é uma experiência interna de uma ligação a uma energia única e especial invisível em nós.
- A calibragem, desenvolvimento e autogestão desta energia carismática que tem como fim fazer emergir a melhor versão de nós mesmos.
- Um processo de autoconsciência e auto desenvolvimento contínuo.
- Comunicar a partir do nosso centro, exprimindo a realização prática da nossa missão e ajudando os outros a manifestarem a melhor versão deles mesmos.
Um programa para desenvolvimento de competências carismáticas poderia ser dado como programa básico para qualquer liderança generativa. Um verdadeiro líder é inovador, inspirador e carismático. Doutra forma, é simplesmente um gestor burocrático. O seu carisma é a expressão do seu desejo profundo de deixar algo de bom no mundo. Influencia e encoraja para despertar nos outros toda a potencialidade latente. Ajuda a criar autonomia, ao mesmo tempo que estimula o uso da potencialidade desperta num trabalho generativo de equipa.
Pode passar também uma vista de olhos pelos slides do curso que acompanham o artigo de fundo: